Roteiro de Casamento Evangélico Passo a Passo ou Cerimonial de Casamento Evangélico passo a passo

Roteiro de Casamento Evangélico Passo a Passo:

Selecionamos três textos sobre o roteiro de casamento evagélico passo a passo para que possa ajudá-lo em seu casamento.

1 - Roteiro de Casamento Evangélico Passo a Passo

A cerimônia de casamento evangélico atual incorporou em seu roteiro vários elementos antes mais comuns em outras religiões, alem de outros próprios. Veja um modelo de cerimonial de casamento evangélico:

Hoje em dia a cerimônia de casamento evangélico incorporou em seu cerimonial vários elementos que antes eram mais comuns nos casamentos de outras religiões, como os católicos. Alem disso há varias inovações que têm sito adotadas pelos casais mais modernos, como noiva ou o noivo entra cantando ou tocando instrumento na igreja, louvor gospel com dança, testemunhos de parentes ou amigos, apresentações musicais instrumentais, de cantores, corais, etc. Veja abaixo um modelo de cerimônia para casamento evangélico:

1. Entrada dos padrinhos, a quantidade é definida pelos noivos, mas deve combinar com tamanho do local escolhido para a cerimônia. Os padrinhos ficam no altar com os pais e noivos ou na primeira fila de cadeiras da igreja.

2. Entrada do noivo acompanhado pela mãe.

3. Entrada da noiva, conduzida pelo pai e acompanhada pelas daminhas e pajens.

4. Os pais ficam no altar com os noivos, ou ocupam a primeira fila de cadeiras da igreja, ao lado dos padrinhos.

5. O pastor faz uma preleção com citações bíblicas e uma oração pedindo bênçãos para o casal.

6. Entrada da dama com as alianças ou entrega das alianças pelo padrinho do noivo.

7. Benção e entrega das alianças e palavras do pastor sobre a importância da aliança que esta sendo celebrada entre os noivos.

8. Neste momento pode haver apresentações musicais ao vivo, louvor conduzido por cantores, etc.

9. Benção final sobre os noivos.

10. Oração de despedida.

11. Beijo dos noivos.

12. Saída dos noivos e cortejo do casal (pais e padrinhos, etc.)

Esse cerimonial é apenas uma sugestão e não deve ser tomado como regra obrigatória de roteiro de casamento. Cada casamento tem suas próprias características, que são definidas no decorrer da organização e leva em conta o sonho da noiva evangélica, o orçamento previsto, o local da cerimônia e até mesmo os costumes de casa igreja.

 

2 -  Roteiro de Casamento Evangélico Passo a Passo:

O QUE É UMA CERIMÔNIA DE CASAMENTO?
Antes de mais nada, permita-me lembrá-lo o que uma cerimônia de casamento NÃO é.> Ainda que nela se cultue a Deus, a cerimônia de casamento, em si, não é um culto.
> Ainda que nela haja muitos crentes, a cerimônia de casamento, em si, não é igreja.
> Ainda que ela seja um momento de felicidade, a cerimônia de casamento, em si, não é uma festa.
> Ainda que ela termine num bom ambiente de amizade, a cerimônia de casamento, em si, não é uma reunião informal.- O que é, então, uma cerimônia de casamento? Melhor perguntando:  O que é uma cerimônia de casamento evangélica?a) É o momento em que o casal sela sua aliança de amor.
b) É o momento em que a família, a igreja e a sociedade são solenemente informados do contrato matrimonial que foi celebrando.
c) É o momento em que todos, numa só voz, pedem a bênção de Deus sobre o casal.
DOMINANDO O AMBIENTE
- O celebrante deve conversar com o casal antes do casamento para inteirar-se da maneira como eles esperam que a cerimônia seja realizada (a ordem de entrada, as músicas que serão tocadas, as participações especiais etc.).- Se houver algum ponto em que o celebrante não concorda, devido às suas convicções pessoais, deve ser honesto com os noivos e encontrar uma solução. Se não houver acordo, peça, gentilmente, para ser dispensado da tarefa, explicando-lhes os motivos.- Estando tudo acertado, obtenha dos noivos autoridade para ajeitar o ambiente, se for preciso. Se a cerimônia for realizada num restaurante, peça que todas as cadeiras fiquem dispostas em filas, como num ambiente de igreja (jamais permita que sejam colocadas em círculo, pois, nesta posição, as pessoas fatalmente ficarão conversando umas com as outras durante a cerimônia, atrapalhando). Depois da cerimônia, os garçons podem voltar as cadeiras às posições normais. - Chegue meia-hora antes, confira a disposição das cadeiras, o sistema de som, a posição da mesa, do genoflexório etc.
COMO CELEBRAR UMA CERIMÔNIA DE CASAMENTO?
- Fique em pé no local onde você irá celebrar a cerimônia.- Espere que entrem os participantes.- Peça que todos fiquem em pé.- Agradeça a presença de todos, em nome dos noivos e das famílias e diga-lhes o objetivo da cerimônia:
  "Estamos aqui reunidos para pedir a bênção de Deus para este casal".

  # Anote o nome dos noivos (para não correr o risco de "dar um branco"). - Faça uma oração pedindo a bênção de Deus sobre a cerimônia, para que seja "boa, agradável e perfeita".- Após a oração, leia o texto bíblico escolhido, peça que todos se assentem (exceto os noivos, é claro) e apresente a mensagem que Deus colocou em seu coração.
  # Evite temas polêmicos.
  # Evite falar de divórcio.
  # Evite mensagens evangelísticas.
  # Evite falar demais (se você estiver bem preparado, uma boa mensagem de 10 minutos será mais que o suficiente).
  # Evite falar de você mesmo, da sua família ou do seu casamento.
  # Evite ficar dando conselhos sobre vida conjugal (isso deve ser feito nas reuniões com o casal, antes do casamento).   >>> As mensagens adequadas são aquelas que falam do amor, da alegria de uma vida a dois, da certeza da vitória etc.- Após a mensagem, siga o roteiro que foi combinado. Geralmente há uma canção especial e, logo após, a Cerimônia das Alianças.
  # Somente peça para os noivos declararem sozinhos os seus votos matrimoniais se isso foi combinado anteriormente (nada de improvisação em casamentos, pois todos estão ansiosos ou nervosos e improvisações certamente vão dar errado).
  # Leve os votos escritos.
  # Leia os votos e peça para os noivos repetirem (coloque o microfone próximo à boca deles).
  # Se na hora da troca de alianças o fotógrafo não conseguiu uma boa imagem, peça para o casal repetir o gesto.- Após a Cerimônia das Alianças, se for possível, peça para o casal se ajoelhar, convide os pais para se aproximarem, peça para que todos estendam sua mão em direção ao altar e faça uma oração pedindo a bênção de Deus sobre o casal.- Depois que eles ficarem em pé, declare: "Na qualidade de Ministro do Evangelho, eu vos declaro marido e mulher".- Espere dois segundos e diga, sorrindo, a frase que todo mundo quer ouvir: "Pode beijar a noiva"

 

3 - Roteiro de Casamento Evangélico Passo a Passo:

Segue-se abaixo um modelo de cerimonial de casamento evangélico. Caso você queira compartilhar um outro modelo, envie para nossa redação e estaremos disponibilizando para auxílio dos organizadores de cerimônia.

Boa Noite!
É com muita alegria que estamos aqui reunidos, neste momento muito importante nas vidas de Camila & Camilo. Aqui, diante de Deus, eles estarão dando inicio ao projeto do SENHOR através do matrimonio e por ele formarão um só."E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou." Gênesis 1:27

(Entrada do NOIVO – Musica:???)O amor se fundamenta, cresce e se realiza na família. Foi assim eu João e Maria foram abençoados e Deus através deles deu a vida a sua filha Camila, assim como Juca e Zeza receberam um presente, seu filho Camilo. E juntos com seus irmãos formaram duas lindas famílias que hoje se reúnem aqui para celebrar esta união.

(Entrada dos Pais – Musica:???)A festa do amor supõe apoio, mãos dadas, amigos, padrinhos. Pessoas que serão testemunhas, conselheiros e abençoadores desta união.

(Entrada dos padrinhos – Musica : ???)*

Caroline e Diego
* Cleonice e Joel
*Danieli e Evandro
*Delfina e Santim
*Elizeti e Urbano
*Jucemara e Paulo
*Losiane e Anderson
*Luana e Fabio
*Maria e Jaime
*Regiane e Anestor
*Tânia e Edílson "Ainda que eu falasse dos homens e dos anjos e não tivesse o amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse AMOR, nada seria." 1Cor 13:1-2

(Entrada da bíblia – Musica: ???) Entregar para  o pastor

(Entrada das floristas – Musica: ???)

Disse mais o Senhor Deus: “ Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." Gênesis 2:18

(Entrada da noiva – Musica: ???)(Entrada das alianças – Musica: ???)

(Assinaturas – Musica: ???)

(Saída – Musica: ???)